12 outubro, 2008

A arte de se des-relacionar


Estar solteira aos quase 30 tem suas vantagens e desvantagens. Mais desvantagens, se você olhar pro lado de que todos os seus amigos e amigas estão praticamente casados - e outros já iniciam a prole!

O lado bom é que você pode dedicar muito tempo a você e o que você quer fazer. Faz o que quiser sem dar satisfação a ninguém. Pode sair quando quiser, pra onde quiser... enfim, sua vida é muito mais livre de responsabilidades.

Mas o lado ruim é que, como seus amigos estão sempre acompanhados, você não tem muitas opções para sair e muito menos com quem sair (você tá solteira, lembra?).

O pior é que você começa a ponderar os lados: fico com a minha tediosa solteirisse ou me engajo em um relacionamento problemático? A primeira coisa que passa na cabeça de alguém que quer responder essa pergunta é: "quem disse que relacionamentos são problemáticos?". Eu respondo: Eu disse!

Os meus relacionamentos sempre foram problemáticos, oras, eu tenho problemas o tal do namorado também... e isso vira um conflito na relação, estamos sempre tento um que apoiar o outro, driblar desafios da vida e persistir para estarmos juntos. Essa é a arte dos relacionamentos.

Pois bem, apresento a vocês: A Arte do des-relacionamento! Ou, a Arte de ser solteira!

Não vá pensando que ser solteiro é fácil, ou que você estará sempre com um sorriso na cara, pronto(a) pra balada sem se importar com quanto vai gastar ou rodeado(a) de mulheres(homens). Não, não é nada disso. Isso faz o Solteiro que não quer estar "sozinho"... mas a arte do des-relacionamento implica em se viver muito mais ao lado da solitária solidão do que das pessoas.


Vamos a um passo a passo dessa tediosa desaventura:


a) Ocupe-se bastante
Você vai descobrir que trabalhar bastante é um alívio mental à solidão. Enquanto você ocupa a sua mente com as suas atividades, não precisa pensar naquela chata sexta-feira a noite, naquele triste sábado a noite, ou naquela tarde tediosa de domingo, afinal, você tem muitas coisas para fazer! Engaje-se em cursos culturais (Inglês, um instrumento, um curso da sua área profissional, um curso de artes, enfim!); arrume um trabalho de fim de semana (funciona muito, eu atesto!) e lembre-se que o dia tem 24 horas, mas você só precisa dormir 8! É perfeito para você por em prática aquelas atividades da sua lista do "eu sempre quis fazer" e que nunca fez.


b) Aprenda a curtir sua própria companhia
Nada mais gostoso do que estar apenas consigo mesmo(a) e de bem consigo mesmo(a). Para isso você terá que aprender a ir ao cinema sozinho(a) e a preferir atividades que a companhia de alguém não seja tão importante - veja pelo lado positivo: você nunca mais vai gastar "em dobro" por nada no mundo e poderá por em prática o plano de "comprar aquilo que você queria ao maior tempão". Também é uma ótima hora para praticar aquilo que você fica pensando em fazer quando está trabalhando: não fazer nada e passar o dia inteiro de pijamas, vendo tevê!


c) Adote um bichinho
Essa é opicional e funciona mais com mulheres. Adotar um bichinho é uma ótima forma de você "ter alguem" para se preocupar sem precisar arcar com as obrigações de um relacionamento! Você terá companhia para as horas do "sofá" e ainda poderá ocupar o seu tempo escolhendo como paparicar o seu bichinho (e fazer compras só para ele!), coisa que nós mulheres, amamos.


d) Inicie uma coleção ou arrume um hobby
Pode ser uma coleção de qualquer coisa, mas a sugestão é que seja algo que você goste: videogames, livros, grãos de café, cigarros exóticos, perfumes de todos os cheiros... sei lá, use a sua imaginação. O hobby necessariamente precisa ser um que dispenda de dedicação e de muito tempo livre, assim você se ocupa mais.


e) Evite pensar em namoro/etc
É de suma importância que você evite pensar em como estaria se estivesse namorando. Nesse momento de fraqueza a gente SEMPRE tente a levantar apenas os pontos postivos do relacionamento e se esquece do quão triste ficamos porque nos sacrificamos por um relacionamento e por algum golpe do destino ele deu errado. Veja a média de separações por mês, está sempre em crescente, a menos que você não queira mais ser solteiro, eu sugiro: esqueça esse tópico.


Pode ser que você não consiga. De repente pra você a vida tem muito mais significado quando se está amando alguém do que quando se está apenas consigo mesmo, você pode achar isso egoísta, é direito seu. 

Mas, para você que quer um pouco mais de liberdade, e mais, preza muito mais pelo seu bem estar do que pelo bem mútuo em uma relação, ou se simplesmente está cansado de tanto bater a cabeça e não acha que a felicidade poderá bater a sua porta, a Arte do Des-Relacionamento pode ser o estilo de vida perfeito pra você.

É como dizem por aí: se você não encontrou a sua metade da laranja, ache a metade do limão, adicione açúcar e pinga e seja feliz!!


2 comentários:

Kirit disse...

casar é bom... ser solteira tb... o problema é q a maioria das pessoas não consegue aproveitar o momento!!

bjs

Lucy Sky disse...
Este comentário foi removido pelo autor.