22 novembro, 2008

Apatia empresarial

Nesses dois últimos anos trabalhei como uma desesperada. O primeiro ano custeou a minha vida social, a vida pessoal, relacionamentos... tudo. O segundo ano manteve-se nesse mesmo embalo. Adquiri uma enorme vontade de fazer mais coisas além do trabalho. Entrei numa nova faculdade e comecei um curso de música (instrumento). Não tinha mais tempo para absolutamente NADA.

Fui no médico mês passado, acabei escutando de um profissional as palavras que eu já escutava de amigos, mãe, avó... o médico me disse que no rítmo em que eu estava, se continuasse, possivelmente não ia chegar aos 50 anos saudável - se chegasse! Minha saúde estava (e ainda está) fragilizada como o de uma senhora de meia-idade... só que eu não fiz nem 30 anos ainda!

Resolvi parar a faculdade, afinal, sem emprego não se vivie... e mantive as aulas de música porque me relaxam... mas estou sofrendo de uma "Apatia Empresarial", que me incomoda absurdamente.

Estou de saco-cheio do meu serviço. Não do trabalho em si, mas da carga de responsabilidade, estresse, tarefas e tudo mais o que ele representa. Não acordo mais com aquela felicidade "Oba, vou trabalhar"... está mais pra "Ai que saco... só mais cinco minutinhos..."

Essa sensação de saco cheio, esgotamento e estresse influencia diretamente na minha produtividade, não sinto que estou tão produtiva como eu deveria ser. Pode ser um conjunto de muitos fatores, mas não estou mais tão feliz. Estou descontente, tanto com a empresa como comigo!!

Eu tenho um "plano de carreira" que foi abortado com o fim da minha faculdade, tenho que pensar em um outro plano de carreira e essa apatia, esse não saber o que fazer, para onde eu quero ir e tudo mais é o que realmente não dá jogo: não consigo decidir se quero crescer nesta empresa, nesta área ou se quero outro emprego, outra área...

Uma coisa que eu estou buscando é "qualidade de vida", isso não significa ganhar mais, mas certamente significa não trabalhar mais de sábado e domingo, não se estressar tanto - ter bem menos dores de cabeça, bom sono, boa digestão do meu almoço - e é claro, ter tempo para cuidar da minha saúde.

Olhar para o meu futuro nesta empresa atual me faz pensar se por acaso a empresa me dará o retorno que eu busco. Eu já acho que não. Esse é o primeiro sintoma de que eu devo mudar de emprego. Eu li isso em uma revista: "quando os seus objetivos e os da empresa não são mais os mesmos, é hora de mudar de emprego". O engraçado foi que comecei a ler essa revista para "melhorar" no emprego atual...

São muitas coisas que me motivam: novos desafios e novos conhecimentos são motivações principais... e me sinto estacionada. Apática. E também para olhar para o futuro, sinto que a empresa atual pretende me manter dessa mesma forma, isso também é um tipo de apatia empresarial, não é?

Eu sei que meu chefe confia em meu serviço e gosta do meu trabalho. Mas será que isso é suficiente para me motivar? Será?! Para mim todas as pessoas são substituíveis em suas funções empresariais, isso também quer dizer que os empregos são substituíveis, ou seja, eu também posso substituir essa empresa por outra e trabalhar por algo que me motive mais.

Só que não consigo me mexer! Eu queria que aqui, nesta empresa, eu tivesse o reconhecimento devido. Nesta e não em outra... Ô decisão difícil, viu...

Enquanto isso, continuo nesta apatia, esperando uma proposta nova aparecer, até que eu decida o que fazer...

Um comentário:

Kirit disse...

Sei exatamente como vc se sente... Estava assim há pouco mais de 3 meses... Foi qdo tomei a decisão e mudei de empresa... Sem dúvidas a melhor decisão q tomei na vida... Mudar faz bem!! Acredite!