30 setembro, 2008

O maravilhoso dom de fazer e manter amigos.

Quando criança eu nunca fui muito popular.
Com o tempo me libertei da timidez do modo mais controverso, falando e não parando de falar. Sempre que eu chego à um lugar eu procuro alguém e começo a puxar papo, porém isso deve ser feito nos primeiros minutos, senão a velha companheira timidez retorna e não consigo nem me mexer em uma cadeira.
Faço isso sempre, em entrevistas de emprego, festas, jantares e principalmente em lugares que não conheça absolutamente ninguém.
O mais incrível é que isso me rende uma enorme fama de pessoa comunicativa, extrovertida e desenibida, tudo que no intimo não sou.
Alguns dos livros que li sobre o tema "Liberte-se da Timidez", dizem que você pode ensaiar antes de falar, pode tentar aproximações, fazer perguntas de interesse sincero para outros. Com isso descobri que para um tímido parecer desenibido é coisa fácil.
Por exemplo na minha longa jornada na busca de um estágio no ano passado, eu fiz inúmeras dinâmicas de grupo e entrevistas, então eu chegava e já ia analisando os concorrentes. Depois quem sentava ao meu lado virava minha "vítima" ou melhor "amigo". Eu perguntava que curso a pessoa fazia, se já tinha trabalhado na área, em suma eu entrevistava o candidato
O curioso disso é que algumas pessoas falavam tão bem de si, como se eu fosse uma das entrevistadoras disfarçada de candidata. Outros se abriam e me contavam coisas que nunca falariam a um entrevistador.
Isso me fazia relaxar, e eu acabava descobrindo quem eram meus reias concorrentes ou se meu perfil tinha a ver com a vaga, com a empresa.
Ser assim me rendeu vários amigos e em certa época até popularidade, algo que nunca antes havia conseguido.
A falta de timidez me fez ousar mais, ser mais feliz e me desprender da mesmice, tenho amigos maravilhosos devido ter domado minha timidez.
Já fiz amizade com aquela senhorinha que pega sempre o ônibus no mesmo horário voltando da consulta médica, só respondendo aos comentários dela sobre a saúde ou sobre o tempo. E aquela moça cheia de sacolas saindo do supermercado? Também virei amiga, por simplesmente ajudá-la e puxar 2 ou 3 palavras. Outro dia foi um mocinho muito do bonito que lia seu livro e que quase perdeu o marcador caindo do bolso da calça, tive coragem de avisá-lo e ganhei mais um amigo.
Para pessoas que nasceram desenibidas isso é antural, para nós tímidos é quase uma arte.

Um abraço tímido, =)

Lucy in the sky

Um comentário:

Kirit disse...

Disso eu entendo bem... Sou tímida demais, mas aprendi a fazer amigos em todos os lugares... Chego devagarinho... Mas sempre "ganho" um novo amigo!!

bjo!